O que fazer quando você não conhece um sinal?

Sendo realista, vou partir do princípio que ninguém aqui conhece todos os sinais que existem. A partir dessa verdade, concluímos que vamos ver sinais desconhecidos vez por outra. E agora, o que fazer?

Quando você vê um sinal desconhecido, sua reação é:
A) Concluir que o sinal não existe;
B) Concluir que quem fez está errado;
C) Concluir que você pode simplesmente não conhecê-lo;
D) Através de fontes confiáveis, validar se o sinal está correto ou não.
E) Se dirigir a pessoa que o sinalizou para dizer que ela está errada.
Bom, existem inúmeras reações possíveis, mas nem todas são as melhores.
Uma vez eu estava em um evento, e alguém se dirigiu a mim, disse que acompanhava meu trabalho e que eu havia ensinado um sinal errado no Instagram. Até aí tudo bem, fiquei curioso pois sabia que dificilmente isso poderia ter acontecido e ao ouvir a explicação, ficou claro que quem estava errado era a pessoa, e não eu.
Nós podemos tirar várias lições valiosas desse fato:
1º Não suponha que você está certo, independente do seu grau de conhecimento no idioma. Considere a possibilidade de estar equivocado quanto a um sinal ou não conhecê-lo.
2º Não tome como verdade absoluta tudo o que você aprendeu com seu tutor, professor ou em vídeos na internet. Existe a possibilidade de alguém ter te ensinado errado?
3º Mesmo que você esteja certo, não seja a pessoa que fica corrigindo tudo e todos, para isso é necessário discernimento, que significa “capacidade de avaliar as coisas com bom senso”.
É obvio que eu não me importaria em ser corrigido se estivesse errado, mas esse não era o caso e a pessoa passou vergonha.
Na Libras, existem milhares de sinais, nós nunca vamos conhecer todos, além disso, alguns deles tem mais de uma forma de sinalização, então o segredo é encontrar o equilíbrio. Não estou dizendo que você tem que aceitar tudo o que vê, mas que precisa ter a mente aberta e flexibilidade, aí a evolução acontece.
Em relação a aprendizado de idiomas, lembre-se que nunca vamos parar de aprender!
Inscreva-se e fique por dentro de nossos posts :)
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades