Aumentar meu repertório de sinais! Como?

Uma intérprete que também é minha aluna perguntou como subir de nível e dar mais um passo depois de atingir a fluência. Quer saber a resposta também?

Para conseguir se destacar no mercado de trabalho, após atingir a fluência é necessário se aprimorar, melhorar a habilidade mesmo já sendo intérprete. O que acontece com quem já sabe Libras é que o cérebro com o tempo vai adquirindo um padrão de sinais, é assim que ele funciona para economizar energia, e isso não é escolha sua, é inconsciente.
O que são padrões cerebrais? Bom, eu não sou médico e nem psicólogo, mas simplificando é mais ou menos assim: Por que você faz as coisas que faz? Por causa dos padrões! Funcionamos em modo automático para muitas coisas. Você está programado a escovar os dentes sempre com a mesma mão e da mesma forma, a comer as comidas que come, a dirigir da mesma maneira, andar pelos mesmos caminhos, vestir sua roupa na mesma ordem e a lista é infinita.
Para sair desse padrão precisamos da mente consciente, exige mais de nós, por isso é difícil às vezes, mas experimente mudar pequenas coisas de sua rotina. Ao interpretar, você escuta e já vem automaticamente a primeira opção na mente, então o intérprete com o tempo faz a tradução sempre da mesma forma e com os mesmos sinais.
Para mudar isso é necessário aprender sinais novos e colocar isso em seu repertório. Quanto mais acrescentar, mais opções terá na hora de interpretar. Então se esforce para usar os sinais que aprendeu sem fugir do contexto ou inventar e saia do piloto automático.
Um grande abraço de seu amigo e professor Danrley Oliveira!
Inscreva-se e fique por dentro de nossos posts :)
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades