Como trabalhar melhor em grupo?

Já aconteceu de você não gostar de um colega de trabalho e ter problemas para se relacionar? O que pode fazer para melhorar a situação?

Um fato é que não vamos gostar de todos sempre, e nem todos vão gostar da gente, independente do que nós façamos ou deixamos de fazer! Não podemos mudar essa realidade, mas podemos mudar como encaramos isso.
Como vivemos em sociedade, você precisa o quanto antes aprender a trabalhar bem em grupo, caso já não saiba. Não importa que você trabalhe bem sozinho, é necessário trabalhar em equipe.
Para conseguir ter bons relacionamentos no trabalho é preciso colocar em prática várias atitudes, entre elas:
● Ética: Geralmente, é um valor social que identifica, qualifica e guia princípios universais, crenças e ações humanas. A palavra "ética" vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao "bom costume".
● Respeito: Ter apreço e consideração pelos outros. Respeitar não significa concordar com a outra pessoa, mas não discriminar ou ofender por causa de suas escolhas ou forma de viver. As outras pessoas não irão pensar como você, aceite isso sem tentar impor sua opinião.
● Saiba Ouvir: Saber ouvir é tão importante quanto saber falar. Assim como você gosta de ser escutado, dê atenção quando estão falando com você, não faça pré julgamentos ou pouco caso do assunto, que pode não ser importante pra você, mas para a a outra pessoa é, saiba fazer perguntas.
● Aceite Opiniões Divergentes: Aceitar outra opinião não te obriga a concordar, mas faz de você uma pessoa flexível e acessível.
● Pense Antes de Falar: As palavras tem muito mais força do que imaginamos, cuidado para não ofender seus colegas falando sem pensar ou em momentos de raiva.
● Saiba Negociar: entenda que as coisas não podem sempre ser do seu jeito.
● Controle Emocional: Não perca a calma ou se irrite facilmente, saiba dominar conversas difíceis.
Se você não gosta de fulano ou fulana não gosta de você, é algo perfeitamente normal, o gostar universal não existe, nem na nossa família gostamos de todos, no trabalho não seria diferente. Então para conseguir uma boa convivência com todo tipo de grupos, aceite as diferenças e tenha equilíbrio. Coloque em prática essas dicas pois é muito importante para que sejamos produtivos no trabalho.

Inscreva-se e fique por dentro de nossos posts :)
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades