Isso pode traumatizar quem está aprendendo Libras!

Alguma vez já se sentiu diminuído por alguém que sabia mais do que você? Ou já fez bullying com um profissional que está em um nível inferior ao seu? Vou explicar o porque algumas atitudes não são construtivas.

Já ouviu falar do bullying do sinal? Ele afeta apenas quem está aprendendo Libras. Pra você entender o que é, vou contar o que aconteceu comigo aos 15 anos de idade. Tinha um Intérprete que já estava em nível avançado, e eu apenas aprendendo, no nível intermediário. Praticamente todos os dias ele chegava pra mim e dizia: “sabe que sinal é esse?” e fazia um sinal difícil, o qual eu não conhecia. Quando eu questionava a tradução do sinal, a resposta de sempre era: “Vai pesquisar, um dia você aprende e quem sabe chega no meu nível.” Toda vez que eu o encontrava acontecia isso.
Essas situações não agregavam em nada para o meu crescimento, ao contrário, me faziam sentir um ninguém, alguém de ruim. Mas a vida dá voltas, o tempo passou e por mais que isso me afetasse, eu não desisti. Esse é meu conselho, se você é bom no que faz, se ama, continue treinando e se especializando, não desista! Se você continuar as oportunidades vão surgir.
Então, existe uma diferença muito grande entre instigar que uma pessoa busque aprimorar seus conhecimentos e fazer bullying com ela. Caso você esteja passando por isso, siga em frente, se torne melhor a cada dia e nunca humilhe ninguém em sua caminhada, lembre-se que sua vida será melhor, quando você for melhor.
Um grande abraço de seu amigo e professor Danrley Oliveira.
Inscreva-se e fique por dentro de nossos posts :)
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades